VESTIDO PARA A GUERRA Parte V

Efésios 6:10-18

Introdução

Quando uma guerra é declarada, iniciada, não há mais lugar para neutralidade. Se o inimigo vem sobre a cidade, todos que ali estão, são considerados inimigos e alvos da arma inimiga. Quando uma bomba cai em um lugar não escolhe a quem atingir. Quando  os americanos destruíram aquelas duas cidades japonesas com a bomba atômica, não só morreram soldados inimigos, como também crianças e pessoas inocentes, . Assim são as guerras não dá para ficar em cima do muro, porque senão mais cedo ou mais tarde você vai ser atingido do mesmo jeito.
  • Conhecemos o inimigo:
“...é contra o diabo...”O inimigo é conhecido e declarado – o diabo, os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Ele é o mesmo que fez cair Adão e Eva, o mesmo que tentou Jesus no deserto com todas as suas forças, é o mesmo que pôs nos lábios de Pedro palavras enganosas dos propósitos do Pai quanto a redenção pelo Filho; o mesmo que entrou no coração de Judas o levou a trair Jesus ; é mesmo que anda ao nosso redor como leão rugindo procurando alguém para devorar.O cristianismo é coisa séria, é questão de vida ou morte: lidamos com realidades eternas que determinam o futuro das pessoas.
Já passamos em nosso estudo pelo CINTO da VERDADE, pela COURAÇA da JUSTIÇA, CALÇADO do EVANGELHO , entendemos no nosso último estudo o que é o ESCUDO da FÉ... e hoje nós veremos mais uma parte da armadura de DEUS que todo cristão tem que ter.
  • O CAPACETE da SALVAÇÃO:
O nosso inimigo ataca em todas as áreas da nossa vida, vimos lendo o livro de Jó, algumas áreas que o inimigo atacou...Finanças, família, saúde,etc.
Mas tem uma área onde ele ataca com um leão faminto que são os nossos pensamentos. Ao longo dos anos temos vistos muitos verdadeiros cristãos, pessoas dedicadas ao Senhor, sendo atingidos na mente, sendo feridos na cabeça, e se tornarem incapacitados para obra. Por isso Deus nos deu uma poderosa vestimenta de proteção, que é o capacete da salvação. Satanás ataca nossa mente com dardos inflamados.
  • Quais seriam esses dardos inflamados?
  • 1.  O Medo: tememos que algo de ruim vai acontecer conosco, tememos ficar doentes, tememos ficar sem dinheiro, sem emprego, tememos ficar sós….o medo traz consigo um outro dardo do inimigo...
  • 2.  A dúvida (famoso “será que…”): …será que vou conseguir? Será que continuaremos a nos dar bem? Será que ele será curado…..Será isso ou será aquilo...Depois de plantar o medo de tomar atitudes o inimigo planta a dúvida, nos fazendo duvidar de nossa salvação...”há eu sou tão pecador, será que DEUS me levaria para o céu?, tem tanta gente mais santa que eu...” ,mas não satisfeito ele atira mais um dardo...
  • 3.  O pessimismo: muita pessoas tem uma maneira negativa de pensar, para elas tudo sempre dará errado…..Não adianta você dizer para ela que DEUS tem promessas para a vida dela, que a bíblia nos diz que no final tudo terminará bem, etc.Ela simplesmente prefere olhar para o tamanho do problema do que para o tamanho de DEUS.
  • 4.  A depressão: Esse é o fundo do poço, o cristão começa a ter medo de fazer, depois tem dúvida se consegue, se convence que não é capaz e chega a depressão onde ele fica simplesmente indiferente ao mal...é o famoso “tanto faz, como tanto fez
As peças de uma armadura têm o objetivo de proteger o soldado e deixá-lo livre para enfrentar os ataques do inimigo. Os capacetes são indispensáveis para qualquer soldado. No meio de uma guerra, o capacete é a garantia de proteção para a parte do corpo que controla todo o resto. A cabeça.
Proteger a cabeça é proteger a sede dos pensamentos, da consciência e da capacidade de decisão. Por isso os capacetes são importantes.
  • Capacete da Salvação
No dia em que, pela fé, DEUS realizou em seu coração o desejo de confiar em Jesus como seu Senhor e Salvador, aconteceu uma transação espiritual. Você foi liberto do império das trevas, isto é, as forças espirituais da maldade perderam para sempre o domínio sobre a sua vontade; e você foi transportado para o reino do filho do amor de Deus, isto é, você deixou de ser inimigo de Deus para tornar-se seu filho por adoção.
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor, (Colossenses 1:13 RA)
O capacete é um presente de Deus para aqueles que experimentaram a salvação que há em Cristo Jesus;Usar o capacete da salvação é ter a sua mente protegida dos ataques do inimigo contra a sua mente.
Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. (II Coríntios 11:3)
Precisamos lembrar que o propósito do inimigo continua sendo o mesmo: abalar nossa confiança em Deus e nos afastar Dele. Suas armadilhas são as mesmas desde o início da criação. Com astúcia, ele tenta corromper nossas mentes e destruir a simplicidade e a pureza que há no amor de Cristo Jesus.
Talvez você se pergunte, eu sei então no que não pensar, mas no que eu devo pensar?
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” – Filipenses 4:8
É importante renovar a nossa mente O apóstolo Paulo diz assim:
(1) Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (2) E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1 – 2 RA)
É importante entender que o capacete da Salvação significa também o que está escrito em 1 Tess 5:8 “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.” Ou seja esperança, mas....o que é esperança? E que esperança é essa que temos que ter?
Esperança é a confiança e expectativa do que é bom, ou seja, esperar o que é bom, esperar resolução, esperar dias melhores, esperar salvação da situação em que estamos.
Quando perdemos a esperança, perdemos a força para viver, perdemos o ânimo. Nossa mente fica vulnerável ao ataque de pensamentos ruins.Nunca podemos perder a esperança. A esperança move o mundo...porque você acorda de manhã? Porque você vai trabalhar? Porque estudar? Porque vivemos? Você pode até dizer “eu trabalho porque preciso”, mas isso é mentira... você trabalha porque você tem ESPERANÇA...esperança de terminar o dia, de ter um futuro melhor, enfim...Coisas que aquele último estado que eu falei a DEPRESSÃO te roubam.
Então chegamos a conclusão que a proteção da mente é a esperança.Olhamos para a morte e temos esperança, olhamos para os problemas e não desanimamos porque temos esperança, amados não deixe o inimigo roubar a esperança da sua mente, proteja-se com o Capacete da salvação.
  • CONCLUSÃO
O capacete da salvação é feito da esperança que há em Cristo Jesus. Seu principal componente é a convicção de que a cruz nos leva de volta ao Pai. Protegidos pelo capacete da Salvação podemos ir para as batalhas com a certeza de que resistiremos aos ataques do inimigo no dia mau, venceremos tudo e permaneceremos inabaláveis. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...