VESTIDO PARA A GUERRA Parte IV

Efésios 6:10-18

Introdução

Estamos vivendo numa época de guerra, a bíblia fala que estávamos perdidos em nossos delitos e pecados, não havia qualquer solução á vista, alem da morte eterna, mas DEUS que além de Justiça é também amor, enviou seu único filho para pagar o preço de nossos pecados na cruz.
Até aí tudo bem né...quem dera se tudo fosse flores, mas não é bem assim, o diabo que era o príncipe deste mundo, que mandava e fazia acontecer perdeu o seu poder, viu milhares e milhões de almas se prostrando ao DEUS do céu, isso é claro causou nele a sua ira e perseguição, e é sobre isso que Paulo vem falar em efésios...Como eu já disse Tiago nos diz em sua carta “resisti ao diabo e ele fugirá de vós”, isso é muito legal...mas imagine o que os cristãos que receberam esta carta não pensaram? Como resistir a uma força que não é humana, que tem poderes sobrenaturais e que tem milhares de seres ao seu dispor para matar, roubar e principalmente destruir a vida das pessoas?
É exatamente isso que Paulo nos responde no texto que lemos... Já passamos pelo CINTO da VERDADE, pela COURAÇA da JUSTIÇA, e entendemos no nosso último estudo o que é o CALÇADO do EVANGELHO... Nesta noite veremos uma das armas mais fantásticas desta armadura... O ESCUDO!
  • *    O ESCUDO da FÉ
O escudo romano media cerca de um metro de altura por meio metro de largura. Era feito de madeira e couro forte, com armação de ferro. É uma Arma defensiva que serve para proteger-se contra golpes de espada ou de lança. O exército romano utilizava dois tipos de escudo, um pequeno e redondo e outro comprido e oval. O que Paulo fala aqui é o segundo que tem por finalidade proteger de lanças, espadas e dardos todas as partes do nosso corpo.
Deus, em sua Palavra, diz: o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele(Heb. 10:38). Viver pela fé não é uma opção para o cristão. Viver pela fé é o único modo de vida para aquele que é nascido de novo. Não há outra forma de viver em Cristo a não ser pela fé. A Palavra diz em Hebreus 11 que a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (v.1) e ainda que sem fé é impossível agradar a Deus (v.6).
No texto de Efésios Paulo diz que devemos usar a nossa fé. Quando fazemos isso, quando exercemos a nossa fé, ela se transforma em um escudo capaz de apagar as investidas do diabo contra nós.
Nenhum soldado ousaria sair para a batalha sem o seu escudo. Ainda que estivesse com todo o restante da armadura, sem o escudo ele se tornaria vulnerável diante do inimigo. O escudo dos soldados romanos era um tipo de peça que cobria todo o corpo do soldado. Deus nos deu uma fé que é bastante para qualquer situação da nossa vida (Rom. 12:3). Quando utilizamos esta fé estamos nos exercitando e nos aperfeiçoando no manejo deste poderoso escudo.
A utilização dos escudos tornava possível aos soldados não apenas se protegerem, como também avançarem contra as tropas inimigas. A Palavra diz em I Pe. 5:9 que nós resistimos ao diabo permanecendo firmes na fé. Permanecer firmes na fé é manter-se firmados na convicção do que a Palavra de Deus diz a nosso respeito. Quando permanecemos firmes na Palavra estamos nos submetendo a Deus. E quando nos submetemos a Deus estamos resistindo ao diabo, resistindo firmes na fé, e, assim, ele fugirá de nós; e quando ele foge, nós estamos avançando!
Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7)
Deus, o seu Pai, já lhe deu tudo o que você necessita para viver como filho de Deus, vencendo o mundo, não caindo nas ciladas do diabo, resistindo no dia mau e permanecendo inabalável! Vista toda a armadura de Deus, erga o seu escudo da fé e avance!
O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I João 5:4)
Resumindo, a fé é de suma importância para o cristão, mas pergunto a vocês...
  • Como vem a fé?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)
Precisamos passar muito tempo lendo a Bíblia, para ouvirmos a Deus, para nos armarmos do escudo divino da proteção total. É JESUS q nos dará fé. Enquanto ler-mos a palavra, os versículos entrarão em nosso coração e começaremos a ouvir JESUS falar conosco através dela.
O escudo da fé é a nossa confiança no Senhor. O escudo da fé é a nossa segurança e proteção. Serve para apagar a dúvida, o medo e a incredulidade, além de cegar o inimigo que tenta se levantar contra nós.
Tem crente que vive caindo exatamente neste ponto... Acha tempo para assistir TV, fazer unha, cabelo, bater perna na rua, etc . Mas quando o assunto é ler a bíblia... vixi...já viu né...são muitas as desculpas!
Quando Josué assumiu no lugar de Moisés...vocês sabem o que DEUS falou para ele fazer para não fracassar?Tenho algumas sugestões para você...Determine isso ou aquilo, exija seus direitos, fale em línguas, pule que nem um canguru?” ...rsrsrs...claro que não...o que está escrito em Josué 1:7-8  “Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.”
Entenderam? Isso é fé pratica... Ouvir e Praticar a palavra é igual = SER FORTE  = Ter sucesso por onde quer que ande...simples não é?

Uma situação específica no NT tem chamado a atenção de muitos estudiosos no que diz respeito ao tipo de problema levantado por Jesus e as armas para sua solução. É o fato descrito em Mateus 17:14-21, quando seus discípulos não conseguiram expulsar o demônio que atormentava um menino:
E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse:Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água.Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.
Jesus exclamou:
Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino
.
E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo?
E ele lhes respondeu:
Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.Mas esta casta  não se expele senão por meio de oração e jejum.”


Nesse texto, a situação pode ser compreendida quando percebemos a ênfase de Jesus em repreender a incredulidade de seus discípulos, que foi a verdadeira causa do impedimento para a libertação do menino das investidas do inimigo. Assim, demônios saem sob a autoridade do nome de Jesus, mas essa casta de incredulidade, que nos impede de exercermos essa autoridade, só sai com jejum e oração. Ou seja mesmo você lendo a bíblia e tentando colocar ela em prática, se você não Jejuar ( tirar um tempo para DEUS) e se dedicar a oração, você não conseguirá manter o escudo de pé, por muito tempo, a fé em Deus, portanto, é a nossa arma defensiva contra qualquer tipo de dúvida (Ef.6:16).
  • A FÉ SE PRATICA SOZINHO?
Outra coisa interessante sobre o escudo romano é que em batalha os soldados o usavam juntos, um enfileirado ao lado do outro, e ainda tinha uma turma na parte de trás que faziam uma espécie de “telhado” para proteger das flechas, dessa forma eles formavam um bloco praticamente impenetrável diante do inimigo, isso nos faz pensar sobre a importância da igreja...O que é a igreja senão a união de um grupo de pessoas que tem a mesma fé não é mesmo?
Então isso nos ensina que a fé além de ser praticada, ela deve ser praticada em uma comunidade unida de irmãos, eu sei que isso até parece ser um sonho, pois muitas vezes essa palavra “união de irmãos” não é algo muito fácil de se ver nos dias de hoje, mas essa deve ser a meta da igreja como organização e corpo de Cristo, devemos nos esforçar para exercitar a nossa fé unidos e não somente sozinhos.
Como diz o Salmo 133 “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
A verdadeira fé bíblica parte do individual para o coletivo e não o contrário, essa história de que “eu não preciso de igreja” e “se eu quiser orar eu oro em casa, eu não preciso de ir na igreja”, não é bíblico, é claro... Você não vai encontrar na igreja uma legião de anjinhos doces e inocentes...Porque quando nos convertemos não nos tornamos anjos do dia para a noite, para isso existe um processo que na teologia chamamos de SANTIFICAÇÃO, é o agir diário do Espírito Santo na vida do crente onde ele vai se transformando dia após dia...Eu quando me converti eu era ansioso, vivia murmurando contra DEUS, de vez em quando “baixava” o velho homem em mim e eu xingava alguém que me irritasse muito...tem um amigo meu que era um cordeirinho tanto dentro como fora da igreja, não falava nem sequer alto com alguém, só que ele tinha um ponto fraco...ele gostava de jogar bola e toda vez que os caras davam muita pancada nele no campo ele saía para porrada com os caras...Talvez quem olhasse diria “esse cara não é crente”, mas eu sinceramente ainda não conheci alguém tão crente como aquele irmão, um exemplo de fé para mim...Ele teve que parar de jogar bola, é claro...rsrsrsrs...não teve mesmo jeito de conciliar as duas coisas...Fazer o que? É crente, só que estava em um processo de Santificação demorou 5 anos para ele cair a ficha que ele estava errado e que ele não iria conseguir dominar aquele gênio dele e que sendo assim era melhor evitar...  Eu quase apanhei da mulheres aqui semana passada citando 1 Pe 3:1 onde diz que a mulher ganha o marido Calada...mas isso é verdade na vida como um todo...tem certas coisas que é melhor a gente se calar, pois conhecemos o nosso gênio, se abrirmos a boca, a gente não vai mais conseguir se segurar...então irmãos..pede a DEUS forças e fica CALADO...rsrsrsrsr
Nós não comentamos ainda sobre quais são esses “dardos inflamados” do inimigo..Mas creio que não é necessário a bíblia está cheia de advertências sobre esses “dardos”, mas se você quiser uma listinha completa leia em casa Gálatas 5:19-21 sobre as obras da carne!
Faltam ainda duas peças para montarmos a nossa armadura e ainda três atitudes complementares, porém essenciais nesta guerra, que veremos nas próximas lições, até lá queridos... AMEM!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...