O PECADO DE NÃO SE IMPORTAR

Hb 10:23-25
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. (NVI)

INTRODUÇÃO

Pecamos todos os dias sobre diversos motivos, dizemos que nos arrependemos, mas a verdade é que em nossos momentos de reflexão sobre o dia, se é que temos eles não é? Refletimos sobre uma boa parte desses pecados, porém o fato é que muitos outros pecados nós nem sequer nos damos conta de que são igualmente uma afronta a DEUS.
Nesta noite eu gostaria de falar sobre um desses pecados que passam “desapercebidos” de nossas reflexões, porém antes de falar sobre ele quero propor uma pequena reflexão sobre o inicio do texto que lemos.
Vers. 23Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar,” ou na versão NVIApeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos,” Paulo está falando sobre Graça, e graça é um favor imerecido, DEUS nos deu mesmo nós não merecendo, a nossa salvação DEUS nos deu de graça porque JESUS já pagou o preço que deveríamos pagar e que aliás jamais conseguiríamos não é?
Porém viver essa GRAÇA em nossa vida diária nos custa caro,porque a GRAÇA exige uma vida dedicada á DEUS e separada do mundo... ?”(Mateus 16 : 26) "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" então viver a graça é deixar de viver para o mundo, para viver para DEUS, Romanos 12:2 nos diz tambémE não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”
Por mais que isso seja difícil o mesmo versículo nos fala também da fidelidade de DEUS, ou seja, ele sempre vai cumprir as suas promessas, e na bíblia DEUS nos faz promessas de companhia na hora da angustia, de alegria , de paz, e a principal delas que é a de que um dia todos nós estaremos livres, libertos da morte.
E é por isso que este versículo nos diz que devemos guardar, nos apegar firmemente nesta esperança... O crente antes de qualquer coisa é um homem, uma mulher de esperança, alguém que olha para o futuro, mesmo ele parecendo para os outros distante ou impossível.
Vamos então a nossa principal mensagem neste texto... Eu devo me preocupar com as pessoas da minha igreja? Com aquelas que eu chamo de irmãos? É da minha conta a vida deles?
Talvez se eu perguntasse isso em uma grande congregação as irmãzinhas que gostam de falar da vida dos outros diriam “claro que sim”, e a turma que não gosta disso diria “claro que não”...O texto não está falando de fofoca, pois fofoca é pecado...
O texto está usando as palavras “considerar, incentivar, estimular”, ao amor, não está falando em fofoca, está falando em misericórdia – a palavra misericórdia Literalmente significa coração sofredor é o ato de se colocar no lugar do outro de sentir em seu coração a dor do outro. O que Paulo está nos dizendo é que devemos sim nos preocupar com o irmão e vai além é dever eu incentivá-lo ao amor e as boas obras.
Um dos maiores pecados hoje da igreja é que deixamos de nos importar...
Simplesmente não ligamos mais para a vida do outro... e quando nos importamos é para fazer fofoca, para falar mal e não para CONSIDERAR,ESTIMULAR ao amor .
Mas alem de estimular ao amor, temos também que estimular as boas obras e também nesta mesma linha o texto vem nos ensinado no versículo 25 “não deixemos de congregar ou de nos reunir como igreja” como nos diz em outras versões, tem gente que acha que a igreja não é necessário... ”eu oro em casa” dizem eles,mas o que a palavra está nos ensinando nesta noite é que isso também é pecado... É pecado de quem não vai e pecado de quem vai e não se importa com quem não vai, o irmãozinho ou a irmãzinha fica 1 mês sem aparecer na igreja e os irmãos dizem “o pastor / obreiro quem tem que ir atrás” mas será que é obrigação apenas o pastor/obreiro se preocupar? Se importar?
Este texto está nos dizendo que todos têm o dever de se preocupar e que é pecado não se importar... A maneira de fazer-mos isso é “admoestar”, ou seja, nos encorajar-mos uns aos outros ainda mais se levando em consideração que a volta de CRISTO está próxima.

Conclusão
Conta uma história que um jovem pastor recém formado foi enviado para um campo para fechar uma igreja, isso mesmo que você ouviu...vários pastores tinham passado por lá e a igreja nunca que ia para frente, ao contrário ela parecia é diminuir cada vez mais, chegando ao ponto de não ter dinheiro nem para pagar as despesas mais simples, sendo assim esse jovem pastor foi lá para acompanhar o levantamento dos últimos bens daquela congregação e proceder ao inventário...quando chegou lá após conversar com muitas pessoas e ouvir reclamações em sua maioria sobre os pastores e obreiros que passaram por lá, resolveu comprar um caixão e colocar uma placa na frente da igreja...” VELÓRIO DA PESSOA MAIS IMPORTANTE DESTA IGREJA”... Foi um
Deus –nos - acuda na cidade, pessoas que já tinha sido membras daquela igreja, membros e curiosos se juntaram na porta da igreja esperando a abertura do caixão para o grande momento, todos queriam saber quem era esta pessoa tão importante que tinha morrido e que eles nem sequer se deram falta dela.
Passado algumas horas e depois de muito burburinho na porta finalmente o jovem pastor resolveu abrir a parte de cima do caixão e em fila as pessoas passavam em frente ao caixão, olhavam para o morto e saiam de cabeça baixa, depois que todos passaram ele disse entenderam agora porque está igreja está prestes a fechar?
No caixão estava um espelho com os dizeres “OLHE PARA O ROSTO DE QUEM SE ESQUECEU DE MIM... COM AMOR CRISTO” e o jovem pastor disse Entenderam porque esta igreja está fechando? Porque vocês deixaram de olhar para CRISTO, para olharem para os próprios umbigos... Deixaram de se importar com o irmão, de sentir a dor dele para criticá-lo, julgá-lo e falar mal dele e o golpe fatal em tudo isso foi deixarem de congregar...a partir daí vocês decretaram o fim desta igreja.
Amados não sou escritor de romance por isso não sei o final desta história e nem sei se ela existiu...mas de uma coisa eu sei, este será o fim de toda igreja em que os seus membros continuem na pratica do pecado de NÃO SE IMPORTAR....

                                                                                                            Por bonomia


 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...