A CORRIDA DA FÉ

Hebreus 12.1-14

Introdução

Vivemos em uma correria, acordamos cedo e já temos mil coisas para fazer é trabalho é casa, são filhos, e são tantos os problemas que ás vezes pensamos que vamos ficar loucos não é?
Talvez você nunca tenha feito uma caminhada pela manhã ou á tarde, ou uma corrida ou ainda participado de uma maratona, mas o fato é que a vida em si, é uma maratona, corremos o tempo todo, sonhando em um dia nos aposentarmos e quando isso acontece, na maioria das vezes ganhamos tão pouco que temos que voltar a trabalhar....não é assim?
Pois bem...olhando para a correria do dia a dia, Paulo escreve aos Hebreus esta carta, fazendo também uma comparação com a corrida espiritual, pois qual é o motivo de corrermos tanto em nossas vidas? Não é alcançar bens materiais? Trabalhamos a morrer, pegamos no pé dos filhos para estudarem e se formarem para que? Se não é para terem uma vida financeira melhor, mas....e o espiritual?
Para onde nossa vida espiritual está indo, está correndo? Para o céu ou para o inferno?
Paulo nesta carta escreve para crentes, para pessoas que tinham o Senhor JESUS como Senhor e Salvador de suas vidas e cita algumas dificuldades na corrida espiritual...dificuldades essas que talvez você que está aqui nesta noite também esteja enfrentando.
  • 1.    É preciso jogar fora os pesos – vers. 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
Primeiro pensamento antes de um desafio em nossa vida é...”será que eu consigo?” porém na corrida espiritual não dá para ficar pensando nisso, Paulo está nos dizendo, “pare com o medo”, você não é o primeiro a fazer esta corrida olhe para a “nuvem de testemunhas”, que nuvem é essa? São todos os crentes antes de mim e de você que fizeram e terminaram esta corrida Abrãao, Isaque, Jacó,Davi, e tantos outros...
Eles não foram perfeitos,Moisés era homicida, Davi adúltero,Oséias tinha uma vida familiar terrível, Jonas fugia de DEUS,era auto-suficiente, Pedro tinha um temperamento agressivo, Paulo era perseguidor da igreja, mas todos se livraram dos pesos que estavam sobre eles e do pecado e perseveraram até o fim.
E você qual é o peso que tem atrapalhado a sua vida espiritual? Uma mágoa, um ressentimento, uma tristeza, uma preocupação, uma ansiedade...a ordem aqui é olhar para os outros crentes que tinham problemas maiores que você e se livrar destes pesos, pedir perdão á DEUS e perseverar....lembrando que perseverar é colocar no coração uma vontade enorme de não voltar a pecar.
  • 2.    É preciso ter a motivação certa – vers.2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Eu acho maravilhosa a palavra de DEUS, Paulo parece que adivinhou no vers.2 qual seria a justificação dos hebreus e com certeza nossa para o primeiro versículo. “há, na época de Moisés, de Davi, de Salomão, era diferente, hoje é mais difícil viver a vida cristã” os hebreus dariam esta resposta devido a perseguição romana e nós aos problemas de hoje em dia...Mas antes que eu e você pudesse vir com essa conversa fiada, Paulo diz neste versículo...”Sabe porque você deve perseverar na vida cristã e não desistir da igreja e da comunhão com os  irmãos? Sabe como você vence as dificuldades?” Olhando firmemente para CRISTO...
A motivação para você não desistir da corrida espiritual que te levará para o céu é JESUS CRISTO....Ele estava no céu alegre junto a DEUS PAI, ele não precisava ter vindo aqui morrer por mim e por você, mas ele fez isso...E agora, você vai desistir? Vai abrir mão da corrida cristã, depois de tudo que JESUS fez por você?
Você corre com prazer, mas sofre e sente dores; e o que te mantém firme é a esperança da chegada é a certeza de que lá JESUS está de braços abertos me esperando e te esperando.AMEM!
  • 3.    O caminho é difícil, mas você não está só vers.3-4Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.
Alem de jogar fora os pesos e ter a motivação certa, é preciso na corrida cristã que eu e você não entre nela iludidos... Muito pelo contrário devemos entrar nesta luta esperando tudo... veja o que a palavra nos diz “Pensem bem”, analise, olhe, JESUS suportou todo tipo de oposição para que eu e você não desanimemos...Cristo enfrentou todo tipo de ataque dos considerados “inteligentes, intelectuais” da época, enfrentou ataques do próprio satanás, para que?
Ora, simplesmente para mostra para mim e para você que é possível vencer. Quando satanás atacou JESUS  no deserto ele enfrento o mesmo com que arma? Com raios, trovões, poderes especiais? Não...ele enfrentou com a palavra de DEUS, para assim nos mostrar que é possível vencer os obstáculos de hoje da mesma forma! O texto que ele usou só faziam 2.000 anos que tinham sido escritos na época dele e tem gente que acha que a bíblia hoje não serve...que ironia hein!
Antes de “jogar a toalha” de vez, diante de um obstáculo na corrida, precisamos nos perguntar: “Eu já resisti o suficiente nessa luta?
Nós não estamos sós na luta contra o pecado, nós temos o exemplo deixado por CRISTO e sua palavra e não lutamos até o nosso limite ainda, podemos muito mais com CRISTO JESUS...não desista da vida cristã, amados!
4.    A dificuldade leva á santidade – vers. 5 em diante ” Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes."Façam caminhos retos para os seus pés", para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
Muito interessante o que Paulo nos diz no versículo 11Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” Amados, gálatas 6:7 nos diz “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Eu e você somos pecadores, se DEUS punisse cada pecadinho que eu e você fizesse a gente já teria morrido tudo...mas ele não faz isso...porem ELE é um DEUS justo e não deixar passar em branco tudo...muitas vezes Ele nos disciplina e como Paulo disse, a gente não vê motivo de ficar alegres por isso, porém o fim dessa disciplina é a nossa santificação é olharmos para trás e dizer “ Não quero mais entrar neste caminho,sofri muito, não quero mais não...” Se DEUS não fizesse isso amados eu e você continuaríamos fazendo o que é errado, depois pede perdão...e pouco tempo depois está lá de novo, fazendo a mesma coisa....Paulo deixa bem claro DEUS só faz isso por que nos ama e porque é nosso pai, se fossemos filhos bastardos ele talvez não ligaria, iríamos para o inferno mesmo, mas para DEUS, desde a morte e ressurreição de CRISTO na cruz eu e você somos especiais...somos filhos DELE. AMEM!
  • Conclusão
 Não é um caminho fácil, é? É um caminho que se faz ao caminhar. Não tem nada pronto; há muitos quilômetros ainda a percorrer, não é mesmo? Então, peça agora a Deus que anime de novo a sua fé e te encha de coragem e força pra prosseguir…

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...